sábado, 9 de outubro de 2010

Perceber através do toque


È através do toque, ou seja do tato que o deficiente visual pode perceber o mundo que o rodeia, além de texturas, peso, e temperatura etc. Sabendo que o deficiente visual percebe de forma diferente do vidente, começei a trabalhar na pesquisa de materiais que estimulasse sensações táteis, encontramos vários materiais, estes por sua vez mostraram resistência e um efeito artístico surpriendente. As obras a seguir são uma releitura de telas do artísta plástico Rogério Albino, piauiense que possui uma vasta obra e que tem como temática principal o romantismo, estas telas foram feitas utilizando materiais com textura e relevo, o que possibilita o toque, abrindo assim espaço para o deficiente visual mergulhar no mundo da arte.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

A colagem na Arte para deficientes visuais.


Ao realizar minha pesquisa descobri que a colagem resurgiu (os bizantinos já faziam uso desta técnica) no Cubismo que teve em Picasso e Braque como seus percursores. Ambos os artistas começaram a usar de elementos colados ao suporte como: tecido, areia, gesso etc. Eles já não queria retratar a textura, mas sim colá-la ao suporte, o que dava mais realidade a obra. Vários artistas modernos seguiram o caminho desses artistas.
Ao possibilitar o uso de texturas em telas, Picasso e Braque abrem um caminho para uma nova materialidade na arte, esta que pode ser usada a favor do deficiente visual, pois este faz sua leitura através do tato, percebendo os vários tipos de texturas existentes.
È fazendo uso desta técnica de colagem que podemos agregar novos elementos com textura as telas, e despertar a sensibilidade tátil dos deficientes visuais. O trabalho ao lado é de Max, participante da oficina de colagem.(Releitura da Obra de Nonato Oliveira).

sábado, 19 de junho de 2010

A materialidade na Arte para deficientes visuais.


Ao fazer uma pesquisa de materiais que tivessem textura e que possibilitassem criar obras voltadas para a leitura do deficiente visual através do tato, descobri uma infinidade de materiais como: serragem de várias tonalidades, areia para decoração de vasos de várias cores, palha de arroz colorida, todo esse material possibilita criar obras com texturas maravilhosas.
A arte moderna abre caminho para experiências com novos materiais, e nos possibilita chegar a vários espectadores.
A necessidade de tal pesquisa surge da vontade de trazer a Arte ao deficiente visual, que se sente privado de um contato maior com a mesma por não possuir a visão. Acredito que é um passo muito importante, pois a arte é uma forma de comunicação e expressão universal e que ninguém deve ter o acesso a ela negado. A imagem ao lado foi feita com o uso dos materiais citados acima.

domingo, 2 de maio de 2010

Olá estou de volta passei um bom tempo afastada, mas voltei. No momento estou trabalhando em um projeto de pesquisa intitulado " Materiais plásticos utilizados como instrumento de conhecimento e experimentação para o refinamento dos sentidos de portadores de necessidades visuais." Este projeto busca trazer a Arte Visual aos deficientes visuais, explorando materiais que possibilitem a leitura através do tato. No decorrer desta pesquisa venho com mais informações.
Naliana Mendes.