quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Texto de Nilson Moura

NILLSON MOURA

Há uma palavra a ser revelada, um verso composto e um poema publicado. Neste canal você tem um encontro marcado com a poesia na expressão de Nillson Moura.

Quarta-feira, 12 de Agosto de 2009

PALMAS PARA NALI

O processo de se descobrir portador de uma habilidade artística vai além da capacidade de produzir e desenvolver tal habilidade.

Embora saiba produzir um poema foi difícil acreditar que aquilo escrito em forma de verso era poesia, passaram-se muitos dias até aceitar a idéia, mesmo aceitando em diversos outros momentos enfrentei recaídas, situações que hoje as reconheço como natural para o processo de desenvolvimento do artista.

O amadurecimento vem com o tempo e o aperfeiçoamento do trabalho, diversos fatores podem influenciam essa experiência. A publicação de um trabalho é sem dúvida fundamental para a aquisição dessa confiança, porém, algo que em muitos casos está bem além das possibilidades, recorrer aos campos de uma especialização pode ajudar e bastante nesse processo. No meu caso em especifico a Universidade ajudou e muito a adquirir essa confiança, foi com o auxilio dela que passe a confiar naquilo que faço e não ter dúvidas em classificar aquele emaranhado de palavras disposta em forma de verso sobre o papel.




Por mais que homem tente caracterizar uma manifestação artística ela sempre esteve alheia a esse processo, artistas surgiram e inovaram em seus tempos, enfrentaram conceitos e sofreram na defesa de suas convicções, mas a arte nunca pode ser delimitada a receita.
Acredito que todo portador de uma habilidade artística sofra até alcançar a fase do amadurecimento naquilo que desenvolve, sei também da importância da autoconfiança no processo de se descobrir, primeiro e preciso que você reconheça seu trabalho daí para frente o resto é conseqüência.Tenho presenciado o revelar de habilidades de alguém que começa a se descobrir no campo das artes plásticas e vive a fase do desconforto de não ter absorvido o trabalho que desenvolve, natural para a fase que vive, importante para seu aperfeiçoamento, perigoso por gerar a possibilidade de perder-se na ausência de reconhecimento. Uma salva de palmas para Nali bem vinda a esse perigoso mundo de se descobrir portador de habilidades artísticas.
Imagens retiradas de paginas do Orkut album "minhas criações" da Artista.
Para Nilson Moura meu muito obrigada!!!

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Projeto com Deficientes visuais

Relatório sobre o projeto “A arte visual vista por outro ângulo”

O projeto aconteceu na Associação de Cegos do Piauí (ACEP) nos meses de maio e junho de 2008, e tinha como proponente Naliana da S. Mendes, que contava com a ajuda de sua auxiliar Ana Carolina Barros.

O projeto tinha por objetivo fazer com que os deficientes pudessem criar telas utilizando textura, a textura possui duas qualidades que seriam fundamentais em nosso trabalho, a primeira é que ela é tátil e possibilita o toque e a segunda é que ela é visual, assim trabalharíamos visando produções que fossem apreciados tanto por deficientes, como por pessoas que possuem a visão.

Fomos buscar materiais que nos possibilitasse a textura, encontramos então a serragem, a areia colorida, lantejoulas, tinta autorelevo, folhagem, sousplats e outros materiais.

Antes de discorrer sobre os procedimentos usados gostaria de salientar que os deficientes foram divididos em dois grupos, o primeiro formado por pessoas totalmente cegas, como era o caso de Portugal e Mirtes, no segundo grupo tínhamos as pessoas de baixa visão, que era o caso de Luciano.

Apresentamos então o material, onde todos tocaram e puderam conhecer com quais materiais iríamos trabalhar, de inicio ficaram surpresos, pois nunca tinham confeccionado telas antes. Com o primeiro grupo (das pessoas totalmente cegas) trabalhamos com fôrmas vazadas, para conseguirmos a delimitação do espaço que desejávamos, essas fôrmas tinham formas geométricas que possibilitou a criação de círculos, também usamos sousplats de palha de milho, onde o que eles deveriam fazer era colar na área e ordem desejada.

Aqui você pode observar o trabalho de Portugal, colando os sousplats na tela.














Essa é Mirtes, também é totalmente cega, veja em seu trabalho como as fôrmas vazadas nos ajudaram a delimitar o espaço a ser utilizado.












No segundo grupo formado por pessoas que possuíam baixa visão, e que conseguem distingui formas e cores, pudemos trabalhar imagens figurativas, como você pode ver no trabalho de Luciano.

.











O projeto contemplou a pessoas de todas as idades, desde crianças ate pessoas adultas. Os trabalhos nos surpreenderam, pois, foram concluídos antes da data prevista.

Veja o trabalho de uma das crianças chamada Pedro Mendes.













Ao termino do projeto fizemos uma exposição dos trabalhos, devemos lembrar que a execução deste projeto só foi possível devido ao patrocínio do BNB e Governo Federal.















domingo, 9 de agosto de 2009

Esse é meu novo blog.......

Gostaria de mostrar a vocês meu novo blog, onde podemos conversar e trocar ideias sobre Arte em geral. Principalmente falar de projetos desta área, o que vem se tornando comum. Agora posso inserir imagens, o que não estava conseguindo com o outro. Você já sabe esse é meu novo endereço http://projetosarte.blogspot.com.
Naliana Mendes