O projeto aconteceu na Associação de Cegos do Piauí (ACEP) nos meses de maio e junho de 2008, e tinha como proponente Naliana da S. Mendes, que contava com a ajuda de sua auxiliar Ana Carolina Barros.
O projeto tinha por objetivo fazer com que os deficientes pudessem criar telas utilizando textura, a textura possui duas qualidades que seriam fundamentais em nosso trabalho, a primeira é que ela é tátil e possibilita o toque e a segunda é que ela é visual, assim trabalharíamos visando produções que fossem apreciados tanto por deficientes, como por pessoas que possuem a visão.
Fomos buscar materiais que nos possibilitasse a textura, encontramos então a serragem, a areia colorida, lantejoulas, tinta autorelevo, folhagem, sousplats e outros materiais.
Antes de discorrer sobre os procedimentos usados gostaria de salientar que os deficientes foram divididos em dois grupos, o primeiro formado por pessoas totalmente cegas, como era o caso de Portugal e Mirtes, no segundo grupo tínhamos as pessoas de baixa visão, que era o caso de Luciano.
Apresentamos então o material, onde todos tocaram e puderam conhecer com quais materiais iríamos trabalhar, de inicio ficaram surpresos, pois nunca tinham confeccionado telas antes. Com o primeiro grupo (das pessoas totalmente cegas) trabalhamos com fôrmas vazadas, para conseguirmos a delimitação do espaço que desejávamos, essas fôrmas tinham formas geométricas que possibilitou a criação de círculos, também usamos sousplats de palha de milho, onde o que eles deveriam fazer era colar na área e ordem desejada.
Aqui você pode observar o trabalho de Portugal, colando os sousplats na tela.
Essa é Mirtes, também é totalmente cega, veja em seu trabalho como as fôrmas vazadas nos ajudaram a delimitar o espaço a ser utilizado.
No segundo grupo formado por pessoas que possuíam baixa visão, e que conseguem distingui formas e cores, pudemos trabalhar imagens figurativas, como você pode ver no trabalho de Luciano.
.
O projeto contemplou a pessoas de todas as idades, desde crianças ate pessoas adultas. Os trabalhos nos surpreenderam, pois, foram concluídos antes da data prevista.
Veja o trabalho de uma das crianças chamada Pedro Mendes.
Ao termino do projeto fizemos uma exposição dos trabalhos, devemos lembrar que a execução deste projeto só foi possível devido ao patrocínio do BNB e Governo Federal.
Você tem um trabalho maravilhoso Naliana eu te admiro muito!
ResponderExcluir